segunda-feira, maio 07, 2007

MAIS UM GRANDE ACONTECIMENTO LITERÁRIO:



Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Pois é, esta é a capa do meu novo livro. O primeiro livro do mundo, quiçá de Portugal, sobre o Hi5! Modéstia à parte, por todas as razões e mais uma ou outra, começava a tornar-se indispensável aparecer um manual como este. Ou como eu refiro na introdução do livro “já é tempo de uma personalidade distinta e de renome vir fazer a defesa das redes sociais de amizade… Bem, como nenhuma se decide, terei que ser mesmo eu a fazê-lo”. O livro não é unicamente sobre o Hi5, embora essa seja a parte mais substancial, uma vez que o Hi5 é a rede social que mais internautas portugueses consegue cativar.

Escrever o Give ‘em Five! (o título não é meu) foi um tremendo desafio que o Gonçalo Bulhosa e Editora Palavra me lançaram e que não pude recusar. Durante pouco mais de um mês, o tempo que me deram, fechei-me em casa, sozinho e incontactável, e apenas falei duas ou três vezes com o carteiro (para perguntar se trazia cheques). Foi um trabalho intensivo e estimulante.

Creio que o Gonçalo pensou em mim para esta missão porque não queria colar o projecto ao género "estudo científico" ou "investigação jornalística", muito possivelmente mais maçador e enfadonho. Aceitei porque percebi que pretendia algo dentro do meu género de escrita. Como é óbvio, não sou a melhor pessoa para fazer a crítica do livro mas acho que posso dizer que não comprometi o meu estilo. O resultado é um livro bastante divertido, leve sem ser light, ao encontro de todos os que se interessam pelo assunto, bastante mordaz e carregadinho de humor, por vezes negro, por vezes sarcástico.

Assumi o meu Hi5ismo. Quis que os possíveis leitores me sentissem como um deles; alguém que também não pode escamotear a nova ordem global: A Internet é a janela aberta para o mundo. Agora, qualquer um pode estar em toda a parte e ser aquilo que quiser, através do ecrã do seu computador. O que está a dar é o voyeurismo cibernético, fazer amigos, encontrar almas gémeas, discutir temas e deixar comentários. Como refiro no livro, “Não faria sentido esconder esta realidade – até porque me dá muito jeito para conseguir transmitir uma visão pessoal, integrada e apaixonante do fenómeno”. Não creio que se consiga levar as pessoas a ler sobre o tema, actualíssimo, se assim não for.

No Orkut (a rede preferida dos brasileiros) e no ASmallWorld (a rede mais VIP e selecta da Internet) assumi outras personalidades que não vou revelar - para não estragar a surpresa. Aí, interessava-me captar a atenção de outro tipo de internautas e de interacções. Por tudo isto, acredito que quem ler o livro vai dar por si a pensar, “É pá, este gajo é demais! É exactamente isto que eu penso mas escrito de uma forma extraordinária”. Bem, pode não ser bem assim mas tenho a certeza que quem conhece os meandros do Hi5 vai com certeza identificar-se com a minha perspectiva.

No final, ainda conto algumas estórias reais de pessoas que entrevistei ou de amigos a quem pedi que me ajudassem nesta aventura. Novamente e em público, o meu muito obrigado a todos. Queria fugir um pouco ao clássico “rapaz conhece rapariga no Hi5, passam para o MSN, marcam um encontro, queca.” Acho que consegui, algumas dessas estórias são verdadeiramente surpreendentes até para quem, hoje em dia, acredita em tudo.

O livro já está à venda em alguns locais. Pelo que me apercebi até agora, é provável que encontrem o Give ‘em Five! Na secção de “Informática” das livrarias e das Fnac’s. Apesar de considerar que este não é de modo nenhum um livro técnico. Com as conclusões que tirei de tanto navegar no Hi5, faria muito mais sentido que o encontrassem na secção de “Romance”. Aposto que sabem porquê.

13 comentários:

  1. Um livro sobre o Hi5!! Ora aqui está uma coisa que eu nunca tinha pensado, para quando um sobre o myspace??

    ResponderEliminar
  2. Oh pah devias-me ter entrevistado... (Re)conheci o meu namorado no Hi5... Andamos juntos na primaria... quando a 4º classe acabou nunca mais o vi... ate ao ano passado em q por um passeio no hi5 vi o perfil dele... mandei uma msg, passamos ao msn e 15 anos depois da primária começamos a namorar, foi o primeiro namorado q apresentei cá em casa e vice-versa... :D Ah e deu para curar um trauma que o rapaz tinha... é que o rapaz passou os 4 anos de escola apaixonado por mim e eu nunca lhe liguei nenhuma... Hoje sou apaixonada por ele... =) Vou comprar o teu livro de certeza!!

    ResponderEliminar
  3. Que espectaculo, ja tinha pesado nisso, qunado é que alguem ia gozar com as tretas do hi5! Fiquei cheia de curiosidade para ler a "obra".. =) Beijos

    ResponderEliminar
  4. Que tal passar isso para teatro?

    ResponderEliminar
  5. Ora parece-me ser este livro a verdadeira "pedrada no charco" dos manuais de sobrevivência na net!
    O resto é conversa!

    Abraço,
    WWW.SEMGAS.BLOGSPT.COM

    ResponderEliminar
  6. olha que bem :-)

    mas há mais hi5's....

    ResponderEliminar
  7. Geri,

    Expresso publicamente os meus parabéns e o meu orgulho por estares a atingir aquilo a que te propões.

    Grd abraço,

    Gustavo

    ResponderEliminar
  8. parabéns! =)

    já agora, qual é mesmo o teu contacto de hi5? lol

    continua no bom caminho *

    ResponderEliminar
  9. Ora muito bem! Eis alguem que se adiantou a mim! Nao escrevi um livro mas ja iniciei o meu protesto contra o hi5 no meu proprio Diario do hi5. A ver vamos se as nossas perspectivas se identificam! : )

    ResponderEliminar
  10. tiveste uma xelente ideia por teres feito um livro sober o hi5!!!!!!!!!
    pelo que lei do teu bog o teu livro deve ser fixe!!!!!
    bjs fica bem

    ResponderEliminar
  11. Fui à Box do Jumbo, li uma passagem do livro e n resisti a comprá-lo :D

    Um óptimo trabalho, sem dúvida :)

    Gostei mto :)*

    ResponderEliminar
  12. Olá... Ontem ao percorrer a secção de livros de um hipermecado, qual não é o meu espanto quando me deparo com "Give'em five!". Não tinha conhecimento do livro e claro a curiosidade foi grande e não resisti a espreitar... Dei umas boas gargalhadas, quando dei conta tinham passado cerca de 30 minutos e eu ali parada a ler... Achei interessante a ideia do tema para o livro, visto o hi5 ser de facto um fenómeno! Não comprei o livro, mas vou comprar.
    E deixo aqui uma confissão... também tenho página no hi5... claro... :)
    Parabéns para o autor, pelo pouco que vi está excelente!
    Comprem e leiam, que eu vou fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  13. Bemm... TENHO de comprar!!!!

    depois autografas tah? :)*

    ResponderEliminar