FINALMENTE A GRANDE QUESTÃO: PORQUE É QUE AS MULHERES VÃO SEMPRE DUAS A DUAS À CASA DE BANHO?
Eu sempre gostei de me debruçar sobre as grandes questões e os grandes dilemas que atormentam o Homem. E também os homens. Hoje volto à carga. Mais do que saber “de onde vimos?”, “para onde vamos?”, “haverá vida depois da morte?”, a questão essencial que toda a humanidade gostaria de ver respondida é mesmo esta: Porque é que as mulheres vão sempre duas a duas à casa de banho?
HIPOTESE 1: Porque se fossem três era capaz de ficar um bocado apertado.
HIPOTESE 2: Para combater a solidão. Como se sabe, as mulheres passam a maior parte do seu tempo livre em casas de banho. A casa de banho é o segundo lugar preferido das mulheres (logo depois do provador de roupa). Por isso, esta é uma actividade que poderia conduzir facilmente ao isolamento mas as mulheres não se intimidaram e souberam contornar isso muito bem. Agora, sempre que podem e normalmente quando estão em locais públicos, não hesitam em recorrer a uma companhia. O medo de estar só em casas de banho é tão grande, que apostava que já se pode começar a ouvir conversas destas:
- Olá amiga.
- Olá querida, tudo bem?
- Não, nem por isso.
- Então, o que foi, aconteceu alguma coisa?
- Aconteceu. Tenho de ir à casa de banho.
- O quê? Não me digas?
- Ai digo, digo.
- Aguenta filha, que eu vou já pr’aí!
HIPÓTESE 3: Para resolver os grandes teoremas matemáticos. Esta é sem dúvida a hipótese para a qual eu mais me inclino. As mulheres sabem que os homens podem com facilidade passar uma noite inteirinha a olhar para o corpo delas, sem sequer ouvirem o que elas estão dizer e isto, parecendo que não, desconcentra. Ora, nestas condições não se pode ter conversas sérias com os homens, ainda para mais, quando se quer falar de logaritmos. Vai daí, começaram (primeiro timidamente) a juntar-se aos pares, em casas de banho (uma vez que é o único local do mundo livre de homens), para discutir os novos caminhos das matemáticas aplicadas. Acontece muitas vezes irem duas mulheres para a casa de banho, decididas a não sair de lá enquanto não determinarem um novo número primo com mais de cem digitos. Pelo menos esta é a única justificação que eu encontro para demorarem tanto tempo.
HIPÓTESE 4: Para retocar a maquilhagem. E quando eu escrevo retocar a maquilhagem deve ler-se tagarelar. Eu sei que isto pode ser novidade para muita gente mas as mulheres adoram tagarelar. E quando eu digo tagarelar quero vos dizer que a aquela badalhoca tem um vestido igualzinho ao meu. Vocês viram? E quando eu digo tagarelar quero dizer que o amigo do Paulo é muito giro e está farto de olhar para ti. Não repararam? E também acontece muitas vezes de tanto tagarelar se tagarelar sobre porque é que passaste a noite toda a olhar para o rabo do meu homem e a fazer-lhe olhinhos? Julgas que eu não reparei, julgas? Isto tudo porque as mulheres são muito competitivas. São competitivas no trabalho, são competitivas na sua carreira, são competitivas nos homens e são competitivas nas sandálias novas que eu vi primeiro. Qual é o melhor sitio para destilar toda esta competitividade? Na casa de banho. E é melhor tu ires comigo do que ficar aqui sozinha com o meu namorado, não é?
HIPÓTESE 5: Por uma questão estética. Penso que é a única vertente que me falta abordar. Duas é sempre melhor que uma. Até eu sei isto. Mas claro, estou só para aqui a especular, até porque eu nada sei sobre casas de banho de mulheres. Apenas lá estive uma ou outra vez e ainda assim, só por rapidinhos periodos de tempo. E nunca com duas mulheres, lamentavelmente.