A longa agonia terminou. Se eu tivesse um euro por cada vez que sonhei com o BENFICA campeão, estou certo que já tinha dinheiro quase, quase, quase suficiente, para cobrir o défice do Estado. Quase.
É difícil explicar a alguém que não é BENFICA, o que este campeonato significa para nós. Para terem uma ideia, diria que esta espera é mais ou menos semelhante a casar com a Angelina Jolie, dormir todas as noites na mesma cama que ela, ela sempre a dizer que não está pronta e passarem-se 11 anos até lhe conseguir saltar para cima.
Alguns ainda têm a coragem de vir dizer que o BENFICA não foi um justo vencedor. Em que planeta é que eles vivem? Já olharam bem para o plantel do BENFICA? A única coisa que não é justa é o BENFICA ter um plantel daqueles. Isto nem sequer é questão de merecer, isto é praticamente um milagre! É que parece que está toda a gente a esquecer-se que nós temos jogadores como o Paulo Almeida, o Karadas e o Everson! Ah pois é. Mais: Em Dezembro ainda contávamos com o Zahovic e o Argel! Ou seja, mais valor este campeonato tem, porque foi uma época inteira a lutar contra todas as adversidades. A começar pelas contratações e por certos elementos dentro da própria equipa.
Bem, prometi que hoje explicava aos Outros, o que é isto de SER BENFICA. Pois muito bem, preparem-se para a revelação das vossas vidas.
Não existe isso de ser “do” BENFICA. Existe apenas SER BENFICA. Todos e cada um de nós Benfiquistas, é parte constituinte de um gigantesco organismo vivo e glorioso. Uma massa humana grandiosa e transcendente, composta por 6 milhões de gargantas, 6 milhões de corações, 12 milhões de olhos, 60 milhões de dedos das mãos e outros tantos dos pés, 1 bilião duzentos e tal milhões de ossos inteiros e também alguns partidos. Só para terem uma ideia da dimensão do BENFICA.
O Sporting, o Porto, o Boavista e até o Golpilhares de Baixo, são apenas clubes de futebol. Nada mais que isso. O BENFICA é um estado de alma. O BENFICA é uma função vital. SER BENFICA é como respirar, bombear sangue ou segregar bílis para a verter no duodeno durante a digestão. O BENFICA é uma necessidade fisiológica. SER BENFICA é como beber vinho tinto do Douro colheita de 96, praguejar contra os políticos ou comer um galo de cabidela.
Até nas derrotas SER BENFICA é ser diferente dos Outros. Quando os Outros perdem, sentem uma necessidade quase primária de bater no adversário. No BENFICA isso não acontece. O verdadeiro Benfiquista, vai para casa e bate na mulher. Bate na mulher e depois bate nos filhos, porque para um Benfiquista que se preze, a família vem sempre primeiro. E além disso, o tempo em que nós batíamos em mortos, também já vai longe.
Em resumo: não é BENFICA quem quer. Gosto de pensar que somos os “Escolhidos”. É o BENFICA que nos escolhe a nós. Se não foste um dos “Escolhidos” meu caro, tem paciência. Reza, ora, medita, pode ser que nem tudo esteja perdido para ti, acredita na reencarnação. se praticares o Bem, se fizeres os trabalhos de casa, se não fores para a política ou para a Quinta da Baracha, talvez para a próxima, o BENFICA se lembre ti.