sexta-feira, janeiro 11, 2008

Os gulosos morrem prematuramente

Normalmente mudamos de ano mas fica tudo na mesma. Só os calendários e as agendas são outras. Mas não este ano. Algo mudou em Portugal: agora é proibido fumar em recintos públicos. Finalmente um método eficaz para reduzir o vício do tabaco! Todos devemos estar agradecidos.

Um estudo indica que cerca de um quinto dos portugueses são fumadores. Parece que grande parte desses, começou a fumar porque as medidas dos sucessivos governantes os deixavam muito nervosos. Mas agora tudo é diferente. José Sócrates deve rejubilar de alegria. Depois de declarar o sucesso da presidência portuguesa da União Europeia, pode agora acrescentar que nunca esteve tão próximo do estilo de vida americano. Já que não vamos lá através de crescimento económico, tenta-se o falso puritanismo. Resulta sempre. E em boa altura chega a Lei Antitabaco. Só porque agora deram em baixar as comparticipações nos medicamentos, encerrar postos médicos, maternidades e urgências hospitalares, já andavam os mais ignorantes por aí a dizer que o governo não se preocupa com a saúde dos portugueses. Como se vê, nada mais errado.

Até a Assembleia da República dá o exemplo. Na AR, vai poder-se fumar apenas nos claustros e no exterior, no entanto, não creio que a produtividade dos deputados possa baixar muito mais. Costumam estar tão poucos no hemiciclo, que ninguém vai conseguir perceber se lá estão menos para as votações, só porque estavam num cigar break. Nas prisões, o caso é mais complexo - os cigarros substituem a carência de socialização - mas seria mais grave se resolvessem proibir o uso de sabonetes no chuveiro (o gel de banho é bem mais difícil de apanhar do chão).

Concordo que a rua é o local certo para fumar. Há razão para uma pessoa estar num café a fumar um cigarrito com a sua bica, quando pode estar ao ar livre a aspirar o fumo de tubos de escape de milhares de automóveis? Um fumador que se preze não deve perder oportunidades destas.

Áreas para fumadores nos restaurantes é uma medida acertada mas talvez seja necessário ir um pouco mais longe. Espero que em breve seja obrigatório haver em todos os restaurantes uma zona para pessoas que fazem barulho a sorver a sopa. O ruído de pessoas a mastigar batatas fritas ou a aspirar caldo verde incomoda-me bastante. Claramente, deve haver um espaço para os indivíduos sem maneiras à mesa.

Limitar o tabaco é muito bonito mas devemos dar já o próximo passo: acabar com o sal, as gorduras e o açúcar em espaços fechados. Felizmente, ouvi dizer que o Ministério da Educação pretende criar hábitos para uma alimentação nutritiva nas escolas e acabar com estes alimentos mais perniciosos para a saúde. A miudagem tem de ir interiorizando que a vida é feita de sacrifícios. Como o Ministério da Educação não parece ter as mesmas preocupações em relação às saídas profissionais dos jovens, a parte menos boa é que vamos ter muita juventude no desemprego; a parte boa é que a partir de agora, a juventude vai ter bastante saúde para combater as privações. Este governo pensa em tudo. Por tudo isto apoio a retirada de produtos nocivos do ambiente escolar mas era importante colocar nas cantinas e bares, enormes letreiros a negro com diversas advertências e avisos. Lembrei-me destes:

PROTEJE AS OUTRAS CRIANÇAS: NÃO AS OBRIGUES A PROVAR O TEU PALMIER RECHEADO

PARA TE AJUDAR A DEIXAR O SAL, CONSULTA O TEU MÉDICO OU CONTACTA O TEU FARMACÊUTICO

BEBER REFRIGERANTES PROVOCA O ENVELHECIMENTO DA PELE

COMER GOMAS PODE PROVOCAR UMA MORTE LENTA E DOLOROSA

NÃO PÔR AÇÚCAR NO GALÃO REDUZ OS RISCOS DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

SE ESTÁS GRÁVIDA, COMER BOLOS PREJUDICA A SAÚDE DO TEU FILHO (E PREPARA-TE PARA LEVAR UMA SOVA QUANDO CHEGARES A CASA!)


Texto publicado no nº3 da Revista Expressões.

7 comentários:

  1. Só os fumadores parecem não entender que, se um amigo meu se quiser entupir em palmiers até à morte, isso não afecta em nada os níveis de glicose do meu sangue.

    Entendam que nós, os não fumadores, suportámos anos demais o fumo dos vossos cigarros a invadir o ar que nos rodeava. Se calhar agora também temos direito ao nosso espaço, não?

    ResponderEliminar
  2. Por momentos pensei que fosse o blog do Bruno Bidé, ai, Bidá, mas apercebi-me que não era. O que me deixou um poukinho desanimado. facto que mudou ao ler este post, que voltou a dar ânimo à minha vinda a este blog. Muito bom.

    ResponderEliminar
  3. parabéns pelo blogue! e pelos livros! =)
    A lei do tabaco é muito bem-vinda e o nuno tem (hiper)razão tb em relação aos açúcares/gorduras... devido ao problema do excesso de peso, as criancinhas de hoje serão os adultos obesos de amanhã, com todas as consequências nefastas que daí advêm..inclusivé mutações genéticas, que irão passar de geração em geração... coisa que não acontecia, pois os nossos antepassados tinham índices inferiores (mas muito inferiores) de obesidade.. qd muito tinham sobrecarga ponderal.. não está certo pensar que a obesidade só afecta o obeso... então e os seus futuros descendentes? e a sua família? e o seu emprego? é uma pontinha do iceberg..
    obrigada nuno

    ResponderEliminar
  4. Fiquei fã dos "não fumadores" a dar uma de vítimas e coitadinhos... Não fumo mas também não me incomoda que fumem ao pé de mim. Noto muito mais o fumo dos carros. Que venha uma lei para que ponham todos filtros de ar nos carros, viva a qualidade do ar... mas antes disso que venha a qualidade de vida, que essa é cada vez pior.

    ResponderEliminar
  5. O fumador só leva com o fumo dos tubos de escape pq quer fumar, ninguém o obriga! Enquanto que se fumar o seu cigarrito após a bica dentro do café está a fazer com que os outros estejam sujeitos ao fumo, mesmo que não queiram (e não querem). E o sorver da sopa ou o mastigar das batatas até o podem incomodar, mas não lhe prejudicam a saúde, se alguém ficar doente é a pessoa que o faz! Não sou contra os fumadores, mas como deve saber a liberdade de um acaba quando a liberdade do outro começa, logo assim como o fumador tem direito a fumar eu tenho direito a não estar sujeita ao seu fumo.
    Provavelmente alguém dirá que esta proibição é uma forma de discriminação...E depois os não fumadores é que dão uma de vítimas e coitadinhos! Meus amigos, fumar é um vício, se o fazem é porque querem, ninguém vos obriga! Mas se querem fumar sujeitam-se as regras!
    E realmente o fumo dos carros também incomoda, mas não é por haver outras coisas prejudiciais que vamos pensar que se houver mais uma isso não faz diferença. Acho que devíamos pensar ao contrário.

    ResponderEliminar
  6. Se calhar é melhor ir guardar este chocolate não?? Ou oferecer à sogra?? Hehe
    abraços

    ResponderEliminar